Seu nome é comum no ES? 🔍

Novos casos confirmados reforçam suspeita de contaminação por fungo no Santa Rita, Lula critica operação no Rio: “foi desastrosa” e mais.

Bom dia! 💌 O IBGE lançou uma nova ferramenta que mostra quantas pessoas no Espírito Santo e no Brasil têm o mesmo nome e sobrenome que o seu. Já o surto no Hospital Santa Rita ganhou novos desdobramentos, com exames confirmando mais casos de histoplasmose. Na política, Lula classificou a megaoperação no Rio como “desastrosa”, enquanto Magno Malta se afasta temporariamente da CPI do Crime Organizado. Boa leitura!

Redação do Folha Vitória

Ferramenta do IBGE. Maria e José seguem liderando os nomes mais comuns no Brasil, e Silva, Santos e Oliveira dominam entre os sobrenomes do Espírito Santo. O novo site “Nomes do Brasil”, do IBGE, permite consultar a popularidade de nomes e sobrenomes, com dados atualizados do Censo 2022.

A ferramenta também apresenta curiosidades, como o impacto de personagens marcantes de novelas na escolha dos nomes mais comuns em determinados períodos. Leia a matéria completa!

SAÚDE

🧫 Surto no Santa Rita: confirmados novos casos de fungo

Foto: Hospital Santa Rita/Divulgação

Histoplasmose. Exames da Fiocruz confirmaram mais oito casos de histoplasmose entre pacientes investigados após o surto de infecção respiratória no Hospital Santa Rita, em Vitória. Agora são nove confirmações no total. 

Segundo a Sesa, o fungo Histoplasma capsulatum, encontrado em fezes de aves e morcegos, é a causa mais provável. A Secretaria reforçou que o hospital é seguro e desmentiu áudios falsos que circularam nas redes. Confira mais sobre o caso!

Os casos estão todos em nosso boletim que publicamos todos os dias à noite, no site da Secretaria de Estado da Saúde. Lá, você pode saber quantos casos temos tanto em UTI, quanto em enfermaria. Esse áudio é um áudio fake. O caminho das informações correta são as nossas redes sociais e o site da Secretaria de Estado da Saúde.

Tyago Hoffmann, secretário estadual da Saúde
CULTURA

🎬 Onda true crime: séries e filmes brasileiros ganham espaço

Tremembé. Sucesso do Prime Video, Tremembé aproveita o atual fascínio do público pelo true crime para contar a história de alguns dos criminosos mais notórios do Brasil. Suzane von Richthofen, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni e mais têm suas vidas no presídio colocadas nos holofotes, com a série explorando as consequências de seus crimes.

O gênero consolida o Brasil como um dos mercados mais produtivos de true crime no streaming. Veja a lista completa de recomendações!

Foto: Divulgação/Prime Video Brasil

✍️ COLUNAS DO DIA

👨‍🌾 AGRO BUSINESS »» Espírito Santo já conta com 47 marcas de chocolates

👁️ DE OLHO NO PODER »» Caiado e Zema vêm ao ES nessa semana: palestras e lançamento de pré-candidatura

📈 EDU KOPERNICK »» Novo chinês: carro da Leapmotor mira 1.000 km sem recarga e sem medo de oficina no ES

📱 FOLHA DIGITAL »» Plataformas ilegais: entenda os riscos de usar serviços piratas de streaming

🏆 MÍDIA E MERCADO »» Estilo brasileiro conquista o mundo nos palcos de Moscou

🌍 MUNDO BUSINESS »» R$ 80 milhões: os investimentos da Brametal na modernização da fábrica de Linhares

🎙️ PODNATUREZA »» Educação ambiental capixaba inspira debates que chegarão à COP 30

💚 VIDA SAUDÁVEL »» Ainda dá tempo de emagrecer até o verão? Confira dicas para alcançar esse objetivo

🧏 VOZ DA INCLUSÃO »» Chefe de saúde dos EUA não prova ligação entre Tylenol e autismo

POLÍTICA

⚖️ Lula critica operação no Rio: “foi desastrosa”

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Megaoperação no Rio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (4), sobre a Operação Contenção, realizada no dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro. De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente disse que seu governo vai pressionar por uma investigação independente.

O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa.

Luiz Inácio Lula da Silva

A Operação Contenção integrou 2500 policiais de diversas unidades fluminenses para atacar pontos estratégicos da facção Comando Vermelho em bairros dos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação teve tiroteios intensos e registrou a morte de 121 pessoas, sendo quatro delas policiais. Moradores relatam que dezenas de corpos foram encontrados na mata, muitos deles com sinais de rendição, como mãos e pernas amarrados, e de execução e tortura. Veja mais sobre o pronunciamento!

ESPORTES

💪 Homem mais forte do mundo revela dieta de 6 mil calorias

“Rinoceronte” da África do Sul. O sul-africano Rayno Nel, de 30 anos, conquistou o título de homem mais forte do mundo ao levantar quase 500 quilos. Com 148 kg e 1,91 m, ele revelou sua rotina de treinos e alimentação, que inclui muita carne vermelha e massa. O atleta destacou que quer defender o título e levar a competição para a África. Leia mais!

Foto: Reprodução/Redes sociais @raynonel_strongman

COTIDIANO

🚌 “Motô, tô com frio!”: vídeo de motorista viraliza no ES

Tá quente! Tá frio! O motorista do Transcol Jefferson Gama viralizou ao explicar, com bom humor, por que nem sempre é possível ajustar o ar-condicionado nos ônibus.

No vídeo, ele brinca com as reclamações dos passageiros e dá sua “dica de milhões”: “Bota a blusa de frio na bolsa”. A publicação já ultrapassa 60 mil visualizações. Veja vídeo!

POLÍTICA

🏛️ Magno Malta é substituído na CPI do Crime Organizado

Senado. O senador Magno Malta (PL), titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, será substituído pelo suplente Eduardo Girão (Novo-CE) até o fim deste mês. O colegiado foi instalado nesta terça-feira (4) no Senado.

Magno está de licença médica até o dia 30 de novembro, como informou a assessoria do parlamentar. No último dia 21, ele passou por uma cirurgia no joelho e, por isso, precisou se afastar do cargo. Confira detalhes sobre a CPI!

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

E MAIS…

Gostou da edição de hoje? 🥰 Siga o Folha Vitória nas redes sociais e acesse folhavitoria.com.br para mais notícias. Até amanhã!