CPI da covid: Bolsonaro pode ser investigado ⚖️

Congresso aprova nova tarifa social de energia, MPF questiona posse de área quilombola em Itaúnas, trabalhadores ficam pendurados após queda de andaime e mais.

Bom dia, leitor! Sextou? 💌 A nossa sexta-feira chega com política em evidência: parlamentares capixabas se dividiram na votação da urgência do projeto de anistia a Bolsonaro, e o STF determinou investigação contra o ex-presidente pela condução da pandemia. E ainda: Congresso aprova nova tarifa social de energia. Boa leitura!

Redação do Folha Vitória

Foto: Gustavo Moreno/STF e Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

STF. O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para apurar as conclusões da CPI da Pandemia. O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos principais alvos do relatório, que apontou indícios de crimes como prevaricação, charlatanismo e epidemia com resultado morte.

Dino fixou prazo inicial de 60 dias para as investigações, destacando que a CPI identificou possíveis fraudes em contratos, superfaturamento, uso de empresas de fachada e desvio de recursos públicos. O relatório, entregue em 2021, pediu o indiciamento de Bolsonaro por nove crimes, além de acusá-lo de responsabilidade e de violações contra a humanidade. Outras 77 pessoas físicas e duas jurídicas também foram indiciadas. Leia a matéria completa!

ECONOMIA

💡 Congresso aprova tarifa social de energia

Luz do Povo. O Congresso Nacional aprovou a medida provisória que garante gratuidade da conta de luz para 17,1 milhões de famílias de baixa renda. O texto prevê ainda desconto para famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo. Agora, a proposta segue para sanção presidencial. A medida, apelidada de “Luz do Povo”, terá impacto de R$ 3,6 bilhões ao ano e deve reduzir em até 12% a conta de energia dos beneficiários. Confira aqui!

Tired Good Night GIF by Pudgy Penguins

Gif by pudgypenguins on Giphy

JUSTIÇA

⚖️ MPF questiona posse de área quilombola em Itaúnas

Conflito. O Ministério Público Federal entrou com ação civil contestando títulos de terras concedidos à Suzano em área quilombola de Itaúnas, no Norte do ES. O processo aponta possível irregularidade nas concessões feitas ainda nos anos 1970, quando a empresa era Aracruz Celulose.

A disputa já motivou protestos na ES-010 e na Assembleia Legislativa. O STJ suspendeu a reintegração de posse, prevista para esta semana, para preservar as famílias que vivem no local. Leia agora!

A possível expulsão dessas famílias, somada à derrubada de mais de 130 casas, configura um crime social e cultural, um ataque frontal ao direito constitucional dos povos quilombolas à terra, à dignidade e à preservação de seus modos de vida. É inadmissível que, ao mesmo tempo em que a sociedade aplaude e valoriza a contribuição desses mestres e comunidades em eventos e festividades, se silencie diante da ameaça de sua destruição e invisibilização.

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas em defesa dos Direitos Quilombolas (CONAQ) em nota pública.
✍️ COLUNAS DO DIA

👨‍🌾 AGRO BUSINESS »» Exportações do agronegócio do Espírito Santo somam R$ 11,3 bilhões em oito meses

🩺 BRUNA TOMMASI »» Obesidade infantil supera a desnutrição pela 1ª vez no mundo

👁️ DE OLHO NO PODER »» Na Câmara Federal, deputado sobe o tom contra secretário da Agricultura

📈 EDU KOPERNICK »» Oportunidade logística: O ES como porta do Atlântico da Ferrovia Bioceânica

📱 FOLHA DIGITAL »» Ferramentas de IA que aumentam suas chances no mercado de trabalho

🏆 MÍDIA E MERCADO »» Darwin inova com estratégia digital da Aquatro que une Inteligência Artificial e nostalgia para engajar famílias

🌍 MUNDO BUSINESS »» Doze empresas capixabas figuram em ranking das mil maiores do Brasil; confira a lista

🪩 PEDRO PERMUY »» Noivos do ES criam "jornal dos solteiros" em festa e se surpreendem: "Juntamos um casal"

🧏 VOZ DA INCLUSÃO »» Governo dos EUA anuncia estudo sobre vacinas e autismo sem evidência de vínculo

POLÍTICA

🗳️ Deputados do ES se dividem sobre anistia

Fotos: Divulgação

Anistia. A Câmara aprovou, por 311 votos a 163, a urgência para tramitar o projeto que prevê anistia ampla a envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. Entre os capixabas, sete deputados votaram a favor, dois contra e um não registrou presença.

Se for aprovada (a urgência), um relator será nomeado para que possamos chegar, o mais rápido possível, a um texto substitutivo que encontre o apoio da maioria ampla da casa. Como Presidente da Câmara, minha missão é conduzir esse debate com equilíbrio, respeitando o Regimento Interno e o Colégio de Líderes.

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa

O texto beneficia não apenas Bolsonaro e condenados pelo STF, mas também quem apoiou os atos por meios logísticos, financeiros ou em redes sociais. A votação final ainda não tem data marcada. A decisão da Câmara acirra o debate político, que promete se estender nos próximos dias. Veja os detalhes!

ESPORTES

🏐 Brasil perde e homenageia mãe de Bernardinho

Mundial. A seleção brasileira de vôlei sofreu sua primeira derrota no Mundial das Filipinas ao perder para a Sérvia por 3 sets a 0. A equipe jogou de luto após a morte de Maria Ângela Resende, mãe do técnico Bernardinho, que foi homenageada pelos atletas com faixa preta no braço.

Durante o aquecimento, Bernardinho se emocionou em quadra. Apesar do revés, o Brasil ainda tem chances de avançar, dependendo do resultado do confronto entre China e República Checa. O clima de emoção marcou a rodada e mobilizou torcedores. Veja a homenagem!

Foto: Reprodução / Instagram @bruninho1

COTIDIANO

🏗️ Trabalhadores ficam pendurados após queda de andaime

Foto: Rede social

Acidente. Três operários viveram momentos de pânico em Vitória, quando um andaime tombou em um prédio em obras no bairro Jardim Camburi. Eles ficaram suspensos a vários metros de altura até serem resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Imagens registradas mostram a estrutura pendurada do lado de fora do edifício. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Assista ao vídeo!

ECONOMIA

💰 Vitória tem nota máxima em situação fiscal

Foto: Thiago Soares

Gestão. Um levantamento da Firjan apontou Vitória como a única capital do Brasil a alcançar nota máxima no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Na escala de 0 a 1 ponto, a capital capixaba conquistou nota 1, desempenho que coloca a cidade na faixa de excelência. A média nacional também apresentou melhora, subindo de 0,59 em 2023 para 0,65 em 2024, considerada “boa situação fiscal”. Leia agora!

E MAIS…

Gostou da edição de hoje? 🥰 Siga o Folha Vitória nas redes sociais e acesse folhavitoria.com.br para mais notícias. Até amanhã!